quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Serguei, O Último Psicodélico (FILME COMPLETO)

Serguei, O Último Psicodélico é um documentário brasileiro de 2016, dirigido e roteirizado por Ching Lee e Zahy Tata Pur’gte (pseudônimos de André Lobato e Elida Braz), que traz depoimentos de gente que acompanhou as frenéticas aventuras do músico Serguei, um dos maiores símbolos do rock brasileiro.



- Sinopse:

Sérgio Augusto Bustamante é um dos personagens mais irreverentes e transgressores da história do rock brasileiro. Conhecido popularmente como Serguei, o músico lutou por liberdades individuais em praças públicas durante o período da ditadura militar, transitou dos pequenos cabarés da noite carioca até o gigantesco palco do Rock in Rio, se relacionou com alguns dos maiores ícones do gênero e viveu de forma fiel aos ideais hippies e libertários por eles defendidos.

Aos 83 anos, esse ícone da música nacional ganha uma homenagem, dirigida por Ching Lee e Zahy Tata Pur’gte, no mesmo moldes de sua carreira: irreverente, excêntrica e repleta de fãs e famosos que reverenciam sua trajetória.

O documentário passeia pela biografia de Serguei intercalando depoimentos do protagonista, entrevistas com grandes nomes da música nacional e muitas imagens de acervo de shows e entrevistas concedidas pelo rockeiro ao longo da carreira.

Serguei fala da audácia de se assumir bisexual em plena ditadura militar, os encontros lisérgicos com Janis Joplin e Jimi Hendrix, os ideais hippies de amor livre e contra a opressão do governo, a relação de carinho e admiração pelos pais e a entrada na terceira idade.

Comentários de artistas como Alcione, Ney Matogrosso, Tico Santa Cruz, Frejat, Angela Ro Ro e Erasmo Carlos reforçam a relevância de seu comportamento libertário e alguns curiosos episódios vividos ao lado do homenageado.

Ao fim, uma verdadeira ode a uma personalidade revolucionária e anárquica, completamente alheia aos padrões sociais.

- Elenco:

Serguei, Erasmo Carlos, Angela Ro Ro, Frejat, Angela Maria, Nelson Motta, Tico Santa Cruz, Alcione, Evandro Mesquita, Ney Matogrosso, Zahy Tata Pur’gte, Michael Sullivan, Janis Joplin, entre outros.

- Prêmios e Indicações:

2017 - Menção Honrosa - 9° edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical.

2017 - Menção Honrosa - 25ª edição do Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade.

Serguei partiu aos 85 anos com mais de 53 de carreira. Foi precursor da psicodelia no Brasil e ícone do rock. Lutou pelas liberdades e partiu em busca de seu lugar ao sol. (1933 † 2019).

Nenhum comentário:

Postar um comentário